Linux

LINUX - BACK TRACK 5 r3

Backtrack é uma das distribuições Linux em live CD mais conhecidas quando o assunto é testar a segurança do computador. Realizando tentativas de invasão, a plataforma de análise roda diretamente do CD-Rom e é totalmente acessível em poucos minutos. Vale ressaltar que você deve dar Boot no sistema a partir de uma mídia gravada com a imagem que irá baixar no link de download.


O aplicativo é uma evolução de duas distribuições anteriores distintas, intituladas Whax e Auditor Security. Juntando suas forças e remodando-as, o BackTrack ganhou muita popularidade, sendo votado em 2006 como a melhor distribuição de testes de segurança pela organização Insecure. De lá para cá, o sistema se tornou uma das versões mais utilizadas tanto por profissionais quanto usuários comuns.


Desenvolvimento


A história do sistema é longa e remete a diferentes distribuições Linux. Atualmente baseado no Slackware, com adaptações para a plataforma live-CD, o BackTrack está totalmente otimizado para ser utilizado em testes de invasões. Além disso, tudo é feito em um ambiente pronto e fácil de usar, sem complicações.


Depois de um desenvolvimento estável e novos lançamentos de versões, a equipe de criação do produto focou seus esforçoes em adequá-lo ao hardware mais novo, tornando suas possibilidades mais flexíveis. A versão atual conta com aplicações criadas em módulos separados, tornando os processos ainda mais rápidos.


Ser um aplicativo de qualidade superior sem se tornar complicado para utilização é a chave para o sucesso de um sistema para testes de segurança. Além disso, ele apresenta testes de invasão em metodologias conhecidas e padronizadas, ajudando os profissionais em seu dia-a-dia.


Atualmente, o BackTrack reúne mais de trezentas ferramentas diferentes e atualizadas, que são estruturadas de maneira a tornar o trabalho de profissionais de segurança ainda mais prático. A estrutura facilita encontrar os aplicativos corretos, melhorando o desempenho das tarefas. Novas tecnologias e técnicas de teste sempre estão sendo atualizadas no BackTrack, que chega a sua quarta versão com sucesso.

KURUMIN 7

O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.

O Kurumin continuou recebendo suporte e pequenas atualizações ao longo de 2008 e início de 2009, acompanhando o ciclo de vida do Debian Etch, no qual o sistema é baseado. O lançamento do Debian Lenny em 15/02/2009 marcou o fim do ciclo de manutenção do Kurumin 7, marcando o encerramento do suporte ao sistema. Se você ainda o está utilizando, recomendamos atualizar para o Debian Lenny, que é o sucessor direto. Você pode ler um tutorial com dicas de instalação e uso no http://www.hardware.com.br/dicas/guia-debian-lenny.html.

É possível também atualizar o Kurumin 7 em relação ao Lenny, de forma que você possa ter acesso às novas versões dos pacotes sem precisar mudar de sistema. Isso permite que você continue usando o Kurumin 7, atualizando-o em relação às novas versões do Debian, até que se sinta confortável em mudar de distribuição. Veja as dicas no: http://www.hardware.com.br/dicas/atualizando-kurumin7.html

Naturalmente, as imagens do Kurumin 7 continuam disponíveis para download e ele continua sendo uma opção de distribuição leve para micros antigos, mas o uso em máquinas novas não é recomendado, já que por ser baseado em uma versão antiga do Kernel ele não será capaz de detectar alguns dos componentes. Também está disponível também o livro Kurumin 7, guia prático para leitura na íntegra, que serve como um guia para o uso do Kurumin e também de outras distribuições.

Entre março de 2008 e janeiro de 2009 foi feita uma desastrada tentativa de continuação por parte do Leandro Soares, que acabou ridicularizando o nome do projeto. Devido a isso, novas propostas de continuidade passaram a ser polidamente rejeitadas. Com o encerramento do projeto, recomendamos o uso do Debian Lenny e de outras distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva.

Linux Mint 20.2

O que é Linux Mint?

Linux Mint é um sistema operacional para desktops e laptops. Ele é projetado para funcionar 'fora da caixa' e vem totalmente equipado com os aplicativos de que a maioria das pessoas precisa.

Produtividade

Com o pacote de escritório completo do LibreOffice, use o processador de texto, faça apresentações, desenhos, planilhas ou até mesmo bancos de dados. Importe ou exporte facilmente para documentos PDF ou Microsoft Office.

Design gráfico

Trabalhe em 3D com o Blender, desenhe ou edite imagens no Gimp, use o Inkscape para gráficos vetoriais.

Multimídia

Curta sua música, assista TV e filmes, ouça podcasts, Spotify e rádio online.

Jogos

Acesse mais de 7.800 jogos com o Steam. Instale o GOG para obter ainda mais.

Fonte para o download oficial: Aqui